A maioria dos americanos não confia na mídia tradicional, pesquisa mostra queda histórica

Segundo a pesquisa, a maior parte do país também acredita que "a maioria das organizações de notícias está mais preocupada em apoiar uma ideologia ou posição política do que em informar o público"
  • Por Redação
  • 26 jan, 2021

Uma nova pesquisa divulgada pela Axios, na semana passada, mostra que menos da metade (46%) dos americanos diz confiar na mídia tradicional, o que representa a maior baixa de todos os tempos nos Estados Unidos. 

Além disso, 56% dos entrevistados disseram concordar com a afirmação: "Jornalistas e repórteres estão propositalmente tentando enganar as pessoas dizendo coisas que sabem serem falsas ou exageros grosseiros."

58% das pessoas acreditam que "a maioria das organizações de notícias está mais preocupada em apoiar uma ideologia ou posição política do que em informar o público".

Com maior inclinação à esquerda, a mídia tradicional recebeu o melhor apoio entre os que se declaram democratas (57%). Já entre os republicanos a confiança despenca para apenas 18%. 

Os números decrescentes não estavam presentes apenas nos Estados Unidos. O barômetro mostrou que os “números ecoam no resto do mundo”.

Os resultados reforçam outra recente pesquisa do Gallup mostrando que 86% dos americanos consideram a mídia parcial.